Vai pegar a estrada com a família? Veja dicas para uma viagem segura!

Nesta época do ano, é muito comum as pessoas aproveitarem as férias escolares e folgas do trabalho para realizar viagens de carro com a família ou os amigos, pegar a estrada é uma ótima opção. Um fim de semana em um lugar diferente ou visitar familiares em outras localidades. As opções são muitas e, por isso, encontramos algumas dicas que podem deixar sua viagem mais tranquila, para você aproveitar o trajeto e chegar sem imprevistos ao seu destino!

Planejar a viagem:

Mesmo que você pretenda visitar um local conhecido, quando se trata de estradas é sempre bom verificar se não há nenhum desvio no caminho, em função de alguma obra ou revitalização. Outro fator importante, é conferir no gps ou em apps de como o Waze, para traçar a melhor rota até o seu destino. Caso seja um destino desconhecido é bem importante você verificar a rota antes de sair de casa, evitando rotas equivocadas e aumento de tempo de viagem, o que torna o gasto da gasolina maior.

Imagem de uma pessoa dentro do carro, em que aparece a o volante atrás e a mão esquerda da pessoa segurando um celular, em que aparece na tela rotas de mapas.

Revisar o carro:

Sem dúvida, ao realizar uma viagem com trajeto mais extenso é imprescindível verificar itens do seu veículo tais como: nível do óleo, calibragem dos pneus, conferir se os faróis estão funcionando corretamente, entre outros. A melhor opção é você levar seu carro em uma mecânica de confiança e checar se o seu carro está apto para pegar a estrada. Também é importante realizar o alinhamento com antecedência, pois caso você cheque o volante e ele trepidar ou pender para um dos lados, será necessário retornar à oficina. Neste caso, o indicado é você realizar a revisão com antecedência e não no dia ou na véspera da viagem, por exemplo. Assim, você evita possíveis atrasos e transtornos durante a viagem.

Imagem de um homem com uma prancheta conferindo os itens de um carro que está com o capô aberto

Atenção na estrada:

Manter o foco durante toda a viagem, pode ser uma tarefa difícil, mas é preciso redobrar o cuidado e atenção ao volante.Pouca gente sabe, mas manter a umidade do carro é bem importante. Em trajetos com longa exposição ao sol e o ar-condicionado ligado em tempo integral, podem resultar em um ar muito seco dentro da cabine. Caso você não consiga utilizar um umidificador, mantenha toalhas úmidas na cabine. Você também deve ficar atento ao uso de recirculação de ar, pois quando ligados por muito tempo, tendem a reduzir a quantidade de oxigênio na cabine e causar sonolência.

Image de uma mulher dirigindo ao volante, com o carro na estrada, para simbolizar à atenção no trânsito.

Faça paradas:

Quem viaja sabe, que muitas vezes em função do trânsito o período do deslocamento pode aumentar. Então, a melhor opção para evitar cansaço e estresse é fazer algumas paradas, principalmente, se você viajar com a família. Leve lanches e brinquedos para deixar seus filhos tranquilos durante o trajeto. Fazer paradas, também são importantes para realizar um alongamento e espantar possíveis dores ou estresse com o trânsito.

Imagem de uma mulher escorada na lateral de um carro bebendo uma água. Imagem simboliza a indicação de realizar paradas na estrada durante viagens.

Dica smart: Mesmo assim, sempre tenha o contato de um guincho, revise as condições do macaco, extintor de incêndio e carregue um kit de primeiros socorros. Afinal, imprevistos sempre podem ocorrer e quanto mais preparado você tiver mais chances terá de solucionar de maneira rápida possíveis problemas e seguir viagem.

Fontes consultadas:
Portal G1
Revista Quatro Rodas
Notícias R7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *