Sua loja ainda não usa o Google Meu Negócio?

Já é uma realidade que os consumidores estão cada vez mais atentos e buscando informações e produtos pela internet, por isso, é importante que sua loja apareça nas buscas. Assim, ao buscar pelos produtos de seu segmento ele encontrará sua localização. O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google, que possibilita empresas e organizações gerenciarem sua presença digital em buscas do Google, inclusive no Maps. Para garantir sua presença digital um bom começo é realizar o cadastro no Google Meu Negócio, no qual você pode colocar informações de contato e qual o segmento de seu estabelecimento.

Uma forma gratuita de facilitar que seus clientes encontrem informações sobre sua loja. Segundo informações do Google, que criou a ferramenta em 2014, “empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que as demais empresas”. Ou seja, é uma maneira de aumentar sua presença digital. Para lojistas em shopping é muito importante incluir seu estabelecimento no Google Meu Negócio, pois muitas vezes os clientes que frequentam o shopping em que sua loja está, não sabem que existe uma franquia do produto ou marca que buscam. Com essa medida simples, você pode otimizar as buscas por sua loja mesmo estando dentro do shopping, já que muitos lojistas quando estão localizados em shoppings acabam não se preocupando em destacar sua localização.

Abaixo mostramos o exemplo de uma das lojas conveniadas à OPnGO no Shopping Ilha Plaza, o Balada Mix, que aparece na buscas do Google:

imagem da busca orgânica realizada no Google, com um destaque para a palavra, nome da empresa buscada e como ela aparece na busca orgânica. Imagem da tela de um computador.

Busca no Google por empresas

Por que é relevante para lojas de shopping?

Porque com ele você pode responder seus clientes, adicionar fotos de seu negócio e aparecer em buscas orgânicas realizadas em sua região por seu segmento ou produto. É importante que você mantenha atualizada as informações de horário de funcionamento e telefone para contato. Vale destacar que quando alguém pesquisa por uma loja de roupas ou outro serviço, os resultados são automaticamente direcionados para localização do usuário. Esse mecanismo é conhecido por busca local ou local search. Assim, caso você mantenha as informações de localização de sua empresa seus clientes terão acesso com poucos cliques ao seu negócio. Em poucos passos vamos mostrar como é possível incluir sua empresa no Google Meu Negócio:

Veja como cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio:

1. Acesse o site do Google e clique em “começar agora”. Você será redirecionado para a página de cadastro.

Imagem da página do Google Meu Negócio, no qual aparece a frase comece agora na parte esquerda da tela e á direita aparece duas mãos amassando pão, em alusão ao negócio, que pode ser padaria ou outro segmento. Abaixo aparece o negócio de padaria na tela de um smartphone, para o usuário visualizar como o Google Meu Negócio é importante para busca orgânica de negócios por clientes.

Site do Google Meu Negócio

2. Inclua um e-mail válido, que seja possível acessar futuramente em caso de confirmação ou alteração de dados.

Imagem da tela do email de cadastro para iniciar o login no Google Meu Negócio

Faça o login com uma conta do google.

3.Inclua o nome de sua empresa

Tela do computador no item cadastro do Google Meu Negócio

Adicione o nome da empresa

4. Insira seus dados de localização com endereço completo e CEP, caso você realize entregas ou preste serviços a domicílio marque a opção que aparece na tela e prossiga seu cadastro.

Imagem da tela do computador do cadastro do Google Meu Negócio para colocar informações de localização da empresa.

Informe dados de localização

5. Em seguida você deve adicionar qual segmento de sua empresa, tente ser o mais exato possível na escolha de seu negócio para que a busca posterior dos cliente reflita exatamente o que você entrega em seu estabelecimento.

Imagem da tela do computador no cadastro do Google Meu Negócio, página de cadastro para incluir o segmento da empresa.

Escolha a opção mais próxima do segmento de sua empresa

6. Adicione seu número de contato e site ou e-mail institucional da empresa.

Imagem da tela do computador, do cadastro do Google Meu Negócio, no item dados da empresa para colocar telefone e site.

Coloque o e-mail e telefone da empresa.

7. Em seguida aparecerá uma opção para marcar se você deseja receber insights e novidades do Google. É bacana ficar por dentro das novidades e mudanças da ferramenta, que podem impactar na forma como seus clientes realizam buscas por lojas, produtos e empresas. E é de graça, então aproveite as informações.

Imagem da tela do computador do cadastro do Google Meu Negócio, na tela a opção para ser marcada para receber ou não informações adicionais e novidades do Google.

Marque a opção para receber os insights gratuitos do Google.

8. Na próxima tela você não precisa preencher nada apenas aperte enter

Tela do computador com o cadastro do Google Meu Negócio, tela com informações de cadastro

Apenas aperte enter para continuar o cadastro.

9. Na próxima tela você deve colocar uma forma de confirmar a verificação do Google de seu endereço, a mais fácil é colocar o endereço completo para receber a correspondência do Google para validação de seu cadastro na ferramenta. Após cadastrar o local, com endereço completo aparece uma tela confirmando a informação e você também recebe um e-mail com a previsão de entrega da correspondência.

Imagem da tela do computador, com o cadastro do Google Meu Negócio, item de escolha para verificação da empresa pelo Google.

Escolha o método de verificação de sua empresa pelo Google.

Agora é só aguardar sua correspondência chegar e confirmar seus dados. Lembre-se de manter sempre atualizadas suas informações cadastrais, para aumentar suas chances de buscas por seu estabelecimento no Google.

Dica smart: Para evitar problemas com dados de acesso e confirmações, crie uma planilha com todos os endereços de e-mail, login e senhas de cada plataforma em que sua empresa estiver inserida. Assim, caso necessite de serviços de terceiros como agências ou edições futuras de informações, você sempre saberá a senha para acessar cada plataforma, rede social ou ferramenta.