O pagamento por aproximação já é uma realidade no Brasil?

O pagamento sem contato ou contactless em inglês, já existe em alguns mercados internacionais, mas aqui no Brasil a tecnologia ainda não deslanchou. De acordo com informações do Portal No Varejo, estima-se que 70% das máquinas para pagamento de cartão de crédito ou débito no país possuem tecnologia de pagamento por aproximação, mas mesmo sendo mais fácil e prática por qual razão essa tecnologia ainda não é difundida no país? A falta de conhecimento de lojistas e consumidores sobre o pagamento sem contato, entre outros quesitos, podem explicar a falta de adesão ao contactless.

Para a Visa, esse ano será decisivo e muitas empresas já estão buscando alternativas para estimular o pagamento sem contato, com benefícios capazes de estimular o uso da tecnologia. Além disso, as carteiras digitais da Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay já estão disponíveis para os usuários. Dessa forma, a compra pode ser realizada com smartphone, relógio, pulseira inteligente ou outro gadget. Os bancos Santander, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal já estão com a tecnologia ou oferecem aplicativos próprios para realizar a operação. Falta agora o varejo estar atento e aberto para novas tecnologias e possibilidades que tragam comodidade e facilidade aos clientes.

De acordo com o Co-fundador da Zoop, Rodrigo Miranda, o Brasil foi o primeiro a usar a tecnologia de chip no mundo, em função das fraudes em transações bancárias com cartão de crédito e débito. Segundo ele, isso ocasionou uma demora na operação de pagamentos pela necessidade de inserir o cartão e digitar senhas. “Nos Estados Unidos, a tecnologia de contactless já é uma realidade no cotidiano de lojistas e consumidores, principalmente em fast foods. Os principais motivos da utilização do contactless são: a praticidade, a agilidade, a segurança e a diminuição de filas ao reduzir o tempo de espera com possíveis entraves no pagamento, como erros de senha, falta de internet para confirmar a operação na máquina entre outros”, destaca Miranda. Outro fator importante é: “A garantia de segurança na transação comercial, em função da tecnologia EMV (Europay, Mastercard, Visa) que inviabiliza clonagem de cartão ou senha, o que facilita a operação e garante segurança ao usuário”, conclui Miranda.

Na prática

A maioria máquinas, que já contam com a tecnologia de pagamento por aproximação, possuem ícones do Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay em sua tela de exibição. Lembrando que, para funcionar é preciso que o smartphone (ou outro gadget) do consumidor, assim como a máquina de pagamento tenham o Near Field Communication (NFC). A sigla representa a tecnologia que permite a comunicação sem fio e troca de informações entre os dois aparelhos que estão próximos. Caso você fique em dúvida ou queira saber mais informações sobre o contactless consulte o adquirente de sua máquina de pagamento que podem ser empresas como a Zoop, Cielo, Getnet entre outras.

Por falar em tecnologia e novidade

Assim como o mercado muda para se adequar ao novo jeito dos consumidores realizarem suas compras, os serviços também se tornam mais simples e práticos. É o caso da VeroGo que traz um sistema capaz de automatizar o pagamento do estacionamento fazendo com que o usuário ao se cadastrar, possa instantaneamente acessar o shopping – sem precisar retirar tickets ou esperar em filas para realizar o pagamento.

Prático? Muito mais que isso, a VeroGo também busca realizar convênio com lojistas para oferecer descontos no valor do estacionamento aos clientes que realizam compras nas lojas cadastradas. Uma forma de incentivar visitas ao shopping e, ao mesmo tempo, ser benéfico para lojistas e clientes. Além de aumentar o fluxo de consumidores, também deixam os frequentadores de lojas em shoppings mais satisfeitos, já que muitos consumidores deixaram de ir ao shopping por não concordarem em consumir nos estabelecimentos e serem cobrados integralmente do valor do estacionamento. Gostou da ideia? Basta agendar uma visita com os consultores da VeroGo para sua loja aderir a plataforma. Seja um lojista conveniado e faça parte do novo jeito de pagar estacionamento!

Fontes:
http://www.portalnovarejo.com.br/2018/02/01/meios-de-pagamento-contactless-brasil/
https://endeavor.org.br/varejo-11-tendencias-para-vender-mais-em-2018/
http://www.portalnovarejo.com.br/2018/02/01/meios-de-pagamento-contactless-brasil/
https://www.visa.pt/pagar-com-visa/pagamentos-contactless