Já ouviu falar em chatbots? Veja as principais vantagens para seu negócio:

Ainda não? Fique tranquilo, vamos explicar para você as vantagens e novidades que estão surgindo nesta área. Para começar, é importante entendermos o significado do termo “chatbots”, que são na verdade a junção dos termos robot e chat. Ou seja, são robôs capazes de automatizar a troca e gerenciamento de mensagens de atendimento ao cliente, online. Assim, cada empresa pode personalizar o seu bot e incluir de maneira clara todas as informações, respostas e auxílio que o software pode responder automaticamente. Agilizando o primeiro atendimento ao cliente e deixando sua equipe focada em retornos e setores que exigem um grau maior de complexidade. Mais vantagens? Sim, esse serviço ficará ativo os sete dias da semana 24h por dia. Lembrando, que a tecnologia pode ser utilizada em sites e redes sociais, em uma fanpage da marca no Facebook, por exemplo.


Vale a pena? Vale, com os bots você pode criar:

Atendimento rápido e preciso ao cliente

Com um manual bem específico e com definições claras, você consegue alinhar um script de atendimento e soluções rápidas aos seus clientes. Para que o chatbot seja efetivo em seu negócio, é imprescindível identificar o principal objetivo, por exemplo realizar vendas, redirecionar o cliente para outro canal de atendimento. Enfim, essa estratégia precisa estar clara, pois quanto mais complexo for o seu chatbot, mais investimento sua empresa precisa dispor. Além é claro, das revisões de manual e passo a passo, para que seu bot esteja apto e corresponda às suas expectativas e às de seus clientes na função escolhida. Entretanto, é válido destacar que por ser um programa de computador que executa tarefas determinadas, seu bot não será capaz de realizar ações para as quais não foi programado, isto é, ele terá limitações e mesmo assim você precisará contar com uma equipe humana para realizar operações mais complexas.

Geração de Leads

Sim, você pode ter um chatbot específico para dialogar e saber mais informações sobre seu cliente dentro de seu site. Com ele você pode obter dados importantes como e-mail, telefone, profissão e outros interesses comuns para suas equipes de venda e comercial. Outra vantagem está na possibilidade de integrar o chatbot com outras ferramentas de venda, canais de atendimento e o disparo automático de mensagens por e-mail e SMS aos clientes.

Diálogos com clientes

Quando pensar nesta opção, mantenha a mente aberta para diversas opções como pesquisas de satisfação com os clientes, de maneira descontraída e amigável, por exemplo. Ou talvez um sistema de agendamentos e reservas, opção muito útil para clínicas, consultórios, restaurantes, eventos entre outros. Porque você pode integrar seu bot com o Google Calendar— entre outras plataformas— e verificar as datas disponíveis para reserva, genial não é mesmo? Isso mostra que são muitas possibilidades e inovações que podem ser feitas para adequar o uso de chatbots ao seu negócio. Além da possibilidade de qualificar dados e informações obtidas dos clientes para remarketing e ações posteriores.


Exemplos inspiradores

Muitas empresas estão aproveitando os chatbots e realizando ações, com o desenvolvimento de assistentes de atendimento capazes de oferecer soluções inteligentes e atendimentos eficazes, reconhecidos e elogiados pelos consumidores. Talvez você ainda não conheça, mas já existem comunidades e grupos especializados, inclusive com premiações para as melhores ideias de chatbots no país, o Bots Brasil Awards, criado pela Comunidade Chatbot Brasil. Abaixo listamos os principais vencedores da primeira edição de do Bots Brasil Awards.

O prêmio foi dividido em duas categorias, voto popular e influencers e os ganhadores foram:

Público:

Maganize Luiza- Lú;
PagSeguro- Paguinho;
Uol Notícias-Uol Notícias;
Rock In Rio- Roque;
Bia – Bia Talk.

Influencers:

Visa;
ShopFácil;
Rock In Rio- Roque;
Clipping Bot.

Dica Smart: Como o bot está representando a persona de sua empresa e mesmo que você crie um personagem fictício, ele faz parte de sua persona, reserve um tempo para escolher a linguagem adequada ao seu negócio e perfil. Assim seus clientes ficaram à vontade para interagir com o seu bot.

Fontes:
https://medium.com/botsbrasil/os-melhores-bots-de-2017-foram-bba17-b3e07dbf8272
https://resultadosdigitais.com.br/blog/chatbot/
https://chatbotsbrasil.take.net/possibilidades-dos-chatbots-atendimento/