6 itens para checar no carro antes da viagem

Feriado chegando e você logo pensa em viajar, certo? Antes de pegar a estrada, lembre-se de realizar a manutenção preventiva do veículo. Além de garantir uma viagem tranquila, fazer a revisão do automóvel é uma maneira de diminuir os riscos de acidentes e falhas mecânicas.

Quando há um bom desempenho do veículo os gastos tendem a diminuir, assim como o consumo de combustível. Por isso, listamos abaixo os principais itens para você checar no carro antes da viagem e ainda economizar com a gasolina. 😉

1- Velas

Velas de Ignição

As velas de ignição estão entre os itens que mais influenciam no consumo de combustível. Se houver mau funcionamento o motor começa a falhar e a queima da mistura ar/combustível fica irregular, refletindo em mais gastos.

Atenção: o prazo para a troca das velas varia de acordo com o modelo do automóvel. Verifique a quilometragem indicada pelo fabricante.

2- Filtro de ar do motor

Imagem Filtro motor

Filtro Motor

Se o filtro de ar do motor estiver sujo sua função ficará comprometida. O excesso de sujeira chegará a câmara de combustão, aumentando o consumo de combustível e diminuindo a potência do carro. Em média, os filtros são trocados a cada 10 mil quilômetros.

Importante: verifique a indicação do fabricante e consulte o manual do proprietário, em caso de dúvidas.

3- Óleo

Imagem óleo carro

Troca de óleo

Quando o óleo estiver vencido ou for de má qualidade, o atrito entre as peças do motor aumenta e reflete no consumo. Ao trocar o óleo é indicado trocar o filtro também. Novamente, a orientação é seguir o prazo recomendado pelo fabricante.👍

4- Pneus e rodas

Pneus e rodas

Calibre e alinhe os pneus. Qualquer alteração no alinhamento do carro exigirá maior esforço do motor e mais consumo de gasolina. Em hipótese alguma, dirija com os pneus carecas. Isso configura infração grave e multa com punição de cinco pontos na carteira de habilitação.

5- Escapamento

Imagem Escapamento

Imagem Escapamento

Outro item que merece ser revisado é o escapamento. Isso porque se houver falha no escape, a combustão é realizada mais rapidamente gerando um maior consumo. Portanto, a consequência do escapamento furado não é só o barulho. Verifique qual parte está com problema e troque a peça.

6- Filtro de combustível

Imagem filtro de ar

Filtro de ar

A peça também interfere no gasto com o combustível. Ela é responsável por filtrar as impurezas e evitar que a sujeira danifique a estrutura do motor. Geralmente, a troca é realizada entre 10 e 15 mil quilômetros.

Gostou das dicas verGo? Queremos saber a sua opinião. Deixe seu comentário interaja com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *