Dicas de segurança no trânsito para crianças

Levar as crianças para passear é sempre uma diversão e também uma aventura, por isso, encontramos algumas dicas de segurança no trânsito para você incluir em sua rotina e deixar o trajeto mais seguro. As crianças estão entre os grupos com maior grau de vulnerabilidade, em função de seu tamanho e atenção ao trânsito. Dessa forma, é importante manter práticas de segurança e sempre buscar ensinar seus filhos sobre a maneira correta de atravessar a rua somente na faixa de segurança e quando o semáforo estiver com o sinal vermelho, por exemplo. Separamos algumas dicas da ONG Criança Segura para ajudar você:

1. Certificação dos produtos

Utilize somente bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação que possuam a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e certificação européia ou americana, caso você compre produtos importados.

2. Manual de instrução e utilização

Para estar seguro o produto precisa ser colocado de maneira correta e também ser utilizado de acordo com as instruções do manual do fabricante. Por isso, certifique-se como instalar no carro e quais os passos você deve seguir cada vez que for usar o produto. Além disso, fique atento se os dispositivos de retenção veicular são apropriados para idade de seu filho e se estão adequados para o modelo de seu veículo.

3. Cinto de segurança

O cinto de segurança é projetado para pessoas com altura a partir de 1,45 m. Logo, caso seu filho ainda não tenha atingido essa estatura o ideal é que a criança use o assento de elevação para evitar que se machuque gravemente em caso de acidente.

Foto de uma criança dentro de um carro com assento de elevação

4. Atravessar a rua

As crianças aprendem a partir dos exemplos, por isso, é muito importante que quando você estiver com seus filhos na rua sempre aproveite para alertar sobre olhar para os dois lados e respeitar a faixa de pedestre para atravessar a rua. Lembre-se de visualizar se o semáforo está com o sinal vermelho e se os carros efetivamente pararam. Infelizmente, alguns motoristas acabam passando o sinal vermelho. Então é sempre importante estar atento.

Foto de uma mulher e duas crianças de mãos dadas para atravessar a rua.

5. Garagem, estacionamento

As garagens merecem atenção redobrada, pois muitas vezes as crianças brincam sem se preocupar. Porém, caso um carro esteja saindo pode atingir a criança e machucá-la gravemente. Assim como em estacionamentos e ruas não movimentadas, podem surgir carros e pelo tamanho das crianças nem sempre os motoristas conseguem perceber em seu campo de visão. Por isso, fique atento.

Foto de uma criança abaixada brincando com carrinhos na rua

Dica Smart: No site da ONG Criança Segura, portal que encontramos as dicas, você encontra diversas informações sobre como evitar acidentes com crianças em diferentes cenários. A ONG também disponibiliza games educativos com diferentes situações no trânsito, em casa, na piscina, entre outros locais para você brincar e, ao mesmo tempo, ensinar seus filhos a manter a segurança e prevenir acidentes. Acesse e confira!

Fonte: ONG Crianças Seguras

2 Replies to “Dicas de segurança no trânsito para crianças”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *